Se desejar adquirir os nossos títulos, contacte-nos através do e-mail: temas.originais@gmail.com. Os valores indicados têm IVA incluído.

António Francisco Pires

António Francisco Pires

António Francisco Pires, Alfaiate de profissão, é o segundo de sete filhos de António Joaquim Pires e de Maria da Natividade Gonçalves, naturais de Samil, Bragança. Nasceu a 11 de Setembro de 1953. Oriundo de uma família pobre, mas humilde e honesta, a sua infância foi como era a de os outros meninos daquela época, começando a trabalhar muito cedo. Ainda antes de entrar para a escola, havia vários trabalhos a fazer, como por exemplo, ir ao feixe de lenha para a lareira, onde se cozinhava, e se aqueciam no inverno; ir ripar palha ao medeiro, para estrumar os animais, no seu caso era o burro e o porco; também no verão se ripavam folhas de negrilho, para alimento do porco, que antecedia a ceva. Costumava acompanhar o seu Pai, às vezes no adro da Igreja onde fazia cestos de vime, ou noutras tarefas onde ia ganhando umas jeiras, a limpar castanheiros, fazer paredes em pedra, e outras tarefas para onde o chamavam. Além disso, também exercia a profissão de barbeiro, principalmente aos fins-de-semana, tendo uma pequena barbearia nos baixos da pequena casa onde vivíamos nove pessoas, em apenas uma cozinha e um quarto. Nas vezes em que o acompanhava, ia ensinando-o a ler, escrever e a fazer os números. Quando aos 7 anos, em Outubro de 1960, entrou para a escola, já sabia ler e escrever, e toda a tabuada de cabeça, por isso foi fácil fazer a escolaridade obrigatória, a antiga 4.ª classe. Neste momento possui o Certificado de conclusão do 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como certificados de várias qualificações. Estreou-se com o livro de poemas intitulado “Susara”.

É autor de:
Leituras do Pensamento
(Romance - 2011)

Sinopse: A partir do anúncio da construção de uma personagem, eis uma narrativa que, sendo ficção, se anuncia como tal. Um romance que desvenda os próprios mecanismos da escrita.

ISBN: 978-989-688-060-6 - Pág.: 122 - PVP: € 12,00