Se desejar adquirir os nossos títulos, contacte-nos através do e-mail: temas.originais@gmail.com. Os valores indicados têm IVA incluído.

Zeferino Lopes

Zeferino Lopes

Nascido 24 de Março de 1954 em Peroselo (Penafiel) cedo se destacou como bom aluno na Escola Primária. Fez os estudos secundários no Seminário Diocesano do Porto e Liceu D.Manuel II (Porto), tendo dispensado do exame de aptidão à Universidade. Em Janeiro de 1978, licenciou-se em Filosofia na F.L.U. Porto, com média de 15. De Março/75 a Junho/78, foi Professor de Português, História, Estudos Sociais e Ciências Sociais nas escolas Preparatórias de Macedo de Cavaleiros e Ramalho Ortigão (Porto); Professor de Filosofia, Psicologia, Introdução à Política e Psicossociologia dos cursos complementares do Ensino Secundário, a partir de 78/79, ano em que realizou o Estágio Clássico, em Filosofia, na Esc. Sec. Rodrigues de Freitas (Porto). Leccionou na Esc. Sec. de Artes Decorativas (Porto) e Sec. do Marco de Canaveses. Desde 82/83, é professor efectivo – titular(?) (PQND) da Esc. Sec. de Penafiel onde exerceu vários cargos tais como delegado de grupo, coordenador dos directores de turma, membro do conselho directivo, delegado de disciplina, coordenador de departamento. Foi também Professor/Monitor de Marketing num curso de formação profissional subsidiado pela Comunidade Europeia. Concluiu o mestrado em Filosofia/Antropologia na Fac. de Filosofia de Braga (Univ. Católica Portuguesa) em 20/Nov./97 com a dissertação “René Girard: uma ciência religiosa, uma ciência do humano” obtendo a classificação de Muito Bom. Leccionou, como Professor adjunto, Filosofia da Educação no Inst. Sup. de Ciências Educativas (ISCE - Felgueiras) no ano de 2000. Frequentou Cursos Intensivos Erasmus sobre Antropologia Filosófica e Antropologia Clínica nas Universidades: Facultés Universitaires de Notre-Dame de La Paix em Namur - Bélgica (Set. 1995), Université de Rennes 2 - França (Set. 1996) e Colóquio Internacional de Antropologia Clínica nesta última, Département Sciences du Langage - França (Maio 1995). Fez uma pós-graduação em Turismo realizada na Univ. Moderna (Porto) pela URBE. Publicou, para além de pequenos artigos em jornais, um artigo intitulado «Para uma Nova Ciência dos Mitos» na perspectiva de René Girard, na Revista Portuguesa de Filosofia, Tomo LVI, Fac. de Filosofia de Braga - UCP, Jan./Jun. 2000, pp.143-160. Em 2007 doutorou-se em Filosofia pela Univ. Católica Portuguesa (Fac. Filosofia de Braga) com a tese O Futuro Hoje - economia, violência e sagrado na perspectiva de Jean-Pierre Dupy, sob a orientação do Professor José Miguel Dias Costa. Tem uma perspectiva simultaneamente ética e estética da cultura e da ciência. Por este motivo, interessa-se pela defesa do património natural e cultural e apoia os movimentos em defesa do ambiente e da não-violência. Ultimamente, pela força das circunstâncias, tem escrito vários artigos de reflexão crítica sobre a política educativa e que compõem a presente colectânea publicada na editora Temas Originais, intitulada “Professor à beira de um ataque”.

É autor de:
Professor à beira de um ataque
(Crónicas - 2009)

Sinopse: "uma excelente reflexão sobre os actuais problemas que afectam as políticas do ensino e da educação em Portugal, feita por uma pessoa que se assume como professor, filósofo e cidadão." (José Miguel Stadler Dias Costa e José Caridade Lobo, do Prefácio)

ISBN: 978-989-8261-51-9 - Pág.: 84 - PVP: € 10,00