Se desejar adquirir os nossos títulos, contacte-nos através do e-mail: temas.originais@gmail.com. Os valores indicados têm IVA incluído.

Conceição Oliveira

Conceição Oliveira

Conceição Maia Rocha de Oliveira nasceu a 10 de Agosto de 1949, em Aveiro, mais propriamente na freguesia de São Bernardo, onde vive actualmente. Desde muito cedo revelou interesses literários, pelo que o gosto pela escrita surgiu naturalmente. À medida que esse gosto se foi desenvolvimento, foi fazendo aquilo que muitos outros fazem; escrever e guardar. Tem publicado alguns dos seus escritos (mormente, artigos de opinião) em jornais locais ou de escola, sendo este o seu primeiro livro. Concluído o Primeiro Curso do Ensino Secundário na então Escola Industrial e Comercial de Aveiro, formou-se pela Escola do Magistério Primário de Aveiro em Maio de 1972, tendo exercido a pedagogia no antigo Ensino Primário (actual 1º ciclo) durante alguns anos. Retomados os estudos, concluiu o Ensino Complementar e o 12º Ano na área de Humanidades nas escolas secundárias de José Estêvão e Homem Cristo, em paralelo com o Curso da Alliance Française. Passou, então, a leccionar o Ensino Preparatório. De novo a prossecução de estudos, e, aos 37 anos, o ingresso na Universidade de Coimbra, onde concluiu o 1º ano do Curso Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês). Após a transferência para a Universidade de Aveiro, frequentou e concluiu a Licenciatura em Ensino de Português e Francês. No último ano do curso, sob orientação da Professora Doutora Maria de Lurdes Moutinho e no âmbito do Seminário de Linguística, desenvolveu, com sucesso, um estudo sobre A Evolução lexical em alunos do Meio Rural e do Meio Urbano. Passou, desde então, a leccionar no Ensino Secundário, tendo exercido a profissão, como professora efectiva, durante os últimos treze anos, na Escola Secundária Nº 1, hoje, Dr. Mário Sacramento. Assumindo-se como defensora de causas variadas, é membro de associações não apenas humanitárias, mas ainda culturais e literárias. Ultimamente, e após ter aderido por inteiro às novas tecnologias, foi admitida como membro activo em grupos virtuais de discussão, a saber, CIRLP (Comunidade Internacional das Regiões de Língua Portuguesa); Amigos Temas Originais; Scivere, Leggere e Conservare; L’odeur des Livres; Gente per Bene e Zarpante, entre outros.

É autora de:
Labirinto de Palavras
(Poesia - 2012)

Sinopse: “(...) este “Labirinto de Palavras” (...) traz-nos logo pelo título uma ideia dual (...). Se por um lado se sente uma necessidade de exteriorizar a memória, dizendo-a através da palavra poética, organizando assim a matéria: sombras, escombros, ruídos, imagens...; num autêntico labirinto, por outro vai-se criando a precisão do voo, o sair dessa mesma criação.” (Xavier Zarco)

ISBN: 978-989-688-113-9 - Pág.: 92 - PVP : € 10,00